Rss

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Veja cinco recursos para proteger suas fotos (e não acabar como a Nina)

Esta semana todos viram a personagem Nina (também conhecida como Rita, se preferirem), da novela Avenida Brasil, perder as fotos que incriminavam sua arqui-inimiga, Carminha. O TechTudo escolheu cinco recursos para você não passar pelo mesmo problema e proteger seus arquivos. São aplicações úteis para Windows, Mac, Linux e toda a sorte de sistemas operacionais para dispositivos móveis.
As opções de hospedagem de documentos na nuvem e defender pastas com senhas teriam permitido à mocinha dar continuidade ao plano de vingança. Caso você tenha alguma imagem da qual não possa abrir mão, assim como a cozinheira da novela, fique ligado nas dicas abaixo.
Dropbox
Dropbox é um serviço que armazena arquivos em servidores da nuvem, oferecendo funções como cópias de segurança, controle de versão, sincronização de documentos entre computadores e dispositivos móveis e muito mais. O programa está disponível para Windows, Linux e Mac e também apresenta aplicativos para Android, iOS e BlackBerry.
Dropbox (Foto: Dropbox)Dropbox (Foto: Dropbox)
O sistema funciona da seguinte forma: quando itens são copiados para a pasta do Dropbox em seu dispositivo, eles são enviados imediatamente para os servidores e para os demais aparelhos configurados. Se o registro tivesse sido feito com a câmera do celular ou do tablet da cozinheira, ela poderia ter aproveitado o recurso que envia fotos e vídeos feitos nos dispositivos móveis o mais rápido possível para a conta do usuário na Internet. E para evitar a perda de dados importantes, todas as versões dos arquivos são mantidas por um mês, mesmo depois de serem excluídos.
iCloud
Mas e se a cozinheira mais amada (e também odiada) do Brasil for uma fã dos gadgets da Apple? Nem assim haveria desculpas para perder as imagens. O iCloud é o serviço de armazenamento na nuvem da empresa americana para iPhone, iPad ou iPod touch. O serviço sincroniza todos os dispositivos da Apple com uma espécie de pasta online gratuita, com 5 GB de espaço, que pode receber fotos, arquivos de texto, contatos e até aplicativos.
iCloud (Foto: Reprodução)iCloud (Foto: Reprodução)
Outro ponto importante do iCloud é o backup de arquivos. A aplicação apresenta um sistema de segurança que, quando ativado, faz a sincronização entre todos os seus documentos, tanto dos dispositivos móveis, quanto os da nuvem. A cópia de segurança dos aparelhos com iOS é realizada via Wi-Fi, sempre que o aparelho é carregado. O conteúdo hospedado na web pode também ser visualizado ou editado pelo Mac ou PC através do site do programa.
Evernote
O Evernote é mais um ótimo exemplo de que a mocinha de Avenida Brasil deu mesmo bobeira. Ele é mais um recurso de hospedagem online que permite coletar, organizar e anotar qualquer informação contida no computador, celular, ou, até mesmo, através do website. Todo o conteúdo é sincronizado em um banco de dados virtual só do usuário. O aplicativo roda tanto em Windows quanto Mac, além de apresentar versões para iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone, sendo, desta forma, acessível de qualquer lugar, sem deixar de ser seguro.
Evernote (Foto: Reprodução)Evernote (Foto: Reprodução)
Um dos diferenciais de Evernote é sua função organizadora. Além da atualização das notas via cloud computing , o programa dispõe de um recurso de reconhecimento de escrita que "magicamente" torna o texto impresso e manuscrito das suas imagens pesquisável. Se a Nina encontrasse algum bilhete que incriminasse a vilã e tirasse uma foto, não teria dificuldades em encontrar o registro no sistema. É possível achar notas depois por meio das palavras-chave, títulos, marcadores ou até mesmo da localização, inseridos no post.
Secretum
Caso a ex-moradora do lixão quisesse proteger também o seu celular ou tablet contra possíveis ataques de bisbilhoteiros, ela poderia baixar o aplicativo Secretum. Compatível com os sistemas operacionais Android e iOS, o programa permite guardar todas informações, como fotos, notas, sites e contatos em um mesmo local, protegidas por senha.
Secretum (Foto: Reprodução)Secretum (Foto: Reprodução)
E se fosse questionada pela fofoqueira da Zezé, outra empregada da família Tufão, do porquê do aplicativo, ela poderia "provar" que não havia nada a esconder. Afinal, para dar ainda mais segurança e privacidade, o app permite que seja criada uma senha falsa, para que o usuário possa “provar” a quem quer que seja que o baixou somente por curiosidade, por exemplo.
SysTools Folder Lock
Caso um dos personagens da novela resolvesse "fuxicar" o computador pessoal da moça, as provas contra a loira fatal  estariam seguras com o SysTools Folder Loc, um protetor de pastas e arquivos. O software para Windows permite ocultar o conteúdo desejado ou adicionar uma senha mestre para permitir o acesso a uma pasta ou arquivo.
SysTools Folder Lock  (Foto: Reprodução)SysTools Folder Lock (Foto: Reprodução)
A interface do software é bastante simples: os principais botões são o de bloquear e desbloquear conteúdo no seu disco rígido.  Durante todo o processo de criação da senha e seleção das pastas ou arquivos, você será acompanhado por um tutorial explicativo para que você tenha certeza do que está fazendo.

Se a Nina fosse leitora do TechTudo não teria perdido as fotos e a uma hora dessas estaria livre das armações de uma das maiores vilãs da telenovela brasileira. Não marque bobeira como a mocinha da história de João Emanuel Carneiro e proteja todos os seus arquivos confidenciais, de preferência das duas formas apresentadas: hospedando na nuvem e defendendo com senha.
via techtudo