Rss

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vale a pena atualizar para o iOS 6?

A expectativa em torno da chegada do iOS 6 era grande. Mas agora que ele chegou fica a pergunta: vale a pena atualizar o seu aparelho da Apple para a nova versão do sistema operacional? Se por um lado ele possui diversas novidades bem interessantes, de outro ele substitui alguns serviços e pode causar bugs em determinados aplicativos.
iOS 6 já pode ser baixado oficialmente (Foto: TechTudo)iOS 6 já pode ser baixado oficialmente (Foto:
TechTudo)
O TechTudo preparou esta lista com algumas mudanças que o seu dispositivo pode sofrer ao atualizar seu software. Confira os prós e contras e chegue à conclusão sobre o quanto vai valer este update. Vale ressaltar que o iOS 6 só é compatível com iPods Touch de quarta geração, iPad 2 e novo iPad, além dos modelos de iPhone 3GS, 4, 4S e o já anunciado iPhone 5.
Google Maps x “Apple Maps”
Uma mudança significativa do novo iOS é o seu sistema de mapas. Pela primeira vez desde o lançamento do primeiro iPhone, o sistema operacional móvel da Apple não terá mais o Google Maps embutido. A companhia resolveu lançar o seu próprio app para informações de navegação e localização.
O programa é até bem interessante, mas no Brasil algumas das principais funções, como imagens em três dimensões, comando de voz e detalhes de trânsito não irão funcionar. Alguns destes serviços já podem ser utilizados nos Mapas do Google. Ou seja, a instalação do novo iOS para os usuários brasileiros pode ser um grande prejuízo.
YouTube não está mais embutido
Além dos Mapas, outro aplicativo criado pelo Google que também vinha embutido no iOS e agora foi removido é o do YouTube. O site de vídeos mais famoso do mundo agora só pode ser usado por usuários do sistema operacional móvel da Apple pelo Safari ou por meio de um aplicativo gratuito.
Pouca coisa muda neste quesito, já que o funcionamento é mais ou menos o mesmo – e o novo app do YouTube é até melhor. A única diferença é que você vai ter que fazer o download dele após instalar o iOS 6.
Integração com o Facebook
Sincronizar contatos e eventos, curtir na App Store e compartilhar dados de produtos adquiridos pelos serviços da Apple no Facebook: tudo isso agora é possível com o iOS 6. Sem falar nos novos widgets na Central de Notificações. Para quem é viciado na rede social de Mark Zuckerberg, não há dúvida de que o novo sistema operacional móvel da Apple é uma ótima opção. Com ele, o Facebook está sempre a um pequeno toque de distância na maior parte das suas atividades diárias.
A rede social para os apaixonados por jogos, Game Center, também ganhou algumas mudanças em relação ao Facebook. Agora, é possível publicar suas pontuações no site, e até mesmo pelo Twitter, além de receber recomendações de acordo com seus amigos da maior rede social do mundo.


App Store redesenhada
Se você estava acostumado a navegar pela App Store do jeito que ela é hoje, pense bem antes de atualizar para o iOS 6. A loja online da Apple mudou bastante. Ela tem listas com o estilo Cover Flow, inspirado no iTunes, com imagens maiores, exibição de resultados de busca em fichas de informações e o fim da necessidade de utilização de autenticação de login e senha a cada download. Ficou até mais bonito, mas bem diferente.
Compatibilidade com Apps
Bugs, problemas de compatibilidade com aplicativos, travamentos e erros em geral são questões comuns em updates de sistemas operacionais, e no iOS 6 não deve ser diferente. O usuário que atualizar o software deve ter consciência disso. Sem falar na possível lentidão do download nos primeiros momentos em que o arquivo for disponibilizado.
Bloqueio de Chamadas
O recurso Não Perturbe é um dos que mais devem fazer sucesso no iOS 6. Agora, é possível bloquear chamadas e até mesmo enviar mensagens de texto automáticas para aquela pessoa que estiver lhe perturbando ou então ligando em um horário inadequado.
Siri
Recurso disponível somente no iPhone 4S e no novo iPad - e futuramente no iPhone 5 -, o Siri recebe um update de qualidade no iOS 6. No Brasil, a principal modificação é o fato de ele agora reconhecer estabelecimentos comerciais do nosso país. O Siri também passa a entender novos contextos e a compartilhar mensagens em redes sociais, podendo tuítar ou postar no Facebook diretamente. Além disso, agora é possível conferir pelo assistente notícias sobre esportes, como horário dos jogos, escalações dos times e resultados.
Porém, ainda fica faltando a questão da compatibilidade com o idioma em português. Para buscar lugares próximos, o usuário brasileiro deve conversar com o assistente virtual em inglês ou espanhol.
Melhorias na acessibilidade
O iOS 6 também traz novidades para os usuários que são deficientes físicos, e até mesmo para crianças. Agora, graças ao recurso Acesso Guiado, é possível escolher um aplicativo específico e aplicá-lo como o único a ser aberto pelo smartphone ou tablet. Além disso, existe a possibilidade de desabilitar algumas partes da tela touch, tornando possível utilizar o aparelho com poucos toques.
FaceTime, Safari, Mail e etc.
Há ainda novidades pequenas, porém interessantes em aplicativos nativos do iOS. O FaceTime, app de conversa por vídeo, por exemplo, agora pode ser utilizado via 3G e não somente por Wi-Fi, como era anteriormente.
Já o famoso navegador de Internet da Apple, o Safari, agora tem leitura offline, upload de imagens, modo tela cheia e sincronização via iCloud, além de integração direta com o Facebook. Enquanto isso, no Mail, há uma nova caixa de contatos VIP, lista de mensagens sinalizadas e também assinaturas separadas para cada conta.
O novo sistema inclui também o recurso Grupos de Fotos Compartilhadas. Com ele, fica mais fácil compartilhar fotos com contatos pré-estabelecidos em tempo real, em uma interface semelhante à do Instagram. Assim, os usuários que possuem aparelhos da Apple são avisados imediatamente quando as novas imagens chegam aos seus dispositivos.

via techtudo