Rss

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tecido antirroubo avisa o local exato de qualquer arrombamento

Material é embutido no reboque de paredes e detecta rompimentos com até 1 cm de precisão.

Tecido antirroubo avisa o local exato de qualquer arrombamentoMaterial ajuda a proteger prédios contra arrombamentos. (Fonte da imagem: Reprodução/Inovação Técnológica)
Os sistemas de segurança para imóveis se limitam hoje em dia a detectar movimentos e arrombamentos de portas, janelas e outras áreas vulneráveis. Contudo, uma solução para evitar que criminosos invadam locais através de buracos nas paredes ainda estava faltando. Agora, não estão mais.
Quem pretendia proteger seus imóveis até de rombos na estrutura dos prédios pode ter o sonho realizado. Um tecido especial, desenvolvido na Alemanha, consegue identificar o menor dano em sua estrutura e avisar ao sistema de segurança do local exatamente onde a parede que recebeu o equipamento foi perfurada.
Segundo os pesquisadores da Universidade Técnica de Berlin, o tecido antirroubo é barato e feito a partir de uma malha finíssima de fibras condutoras que se conectam a um chip. Com isso, a precisão em detectar rupturas no material pode variar em apenas 1 cm.
Além do mais, o tecido se mostrou resistente nos testes realizados na universidade. Ele passou por uma máquina de lavar funcionando a 40°C, ciclos de atmosfera com humidade extrema e temperatura a 85°C, entre outros procedimentos. Mesmo assim, o tecido antirroubo, que não tem previsão para ser comercializado, permaneceu intacto.

Leia mais em: tecmundo