Rss

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Supercomputador da IBM que participou de programa de TV pode se tornar consultor geral na nuvem

Máquina ficaria disponível para responder questionamentos sobre diversos assuntos.


Supercomputador da IBM que participou de programa de TV pode se tornar consultor geral na nuvem (Fonte da imagem: Reprodução/IBM/AP Press AssociationImages)
Em 2011, a IBM colocou o seu supercomputador Watson para participar do famoso programa de perguntas e respostas norte-americano Jeopardy. Watson é uma máquina capaz de responder diversas perguntas, desde que elas sejam feitas em uma linguagem-padrão, sem gírias.
Colocado contra dois antigos campeões do programa, o supercomputador saiu vitorioso, faturando 1 milhão de dólares, que foi dividido entre duas organizações de caridade. Agora, a máquina pode ganhar uma nova serventia: consultor na internet.
A IBM anunciou que Watson deve ser colocado na internet para o mundo poder utilizá-lo. O supercomputador, formado por pelo menos 90 servidores e contendo 16 mil GB de memória RAM, ficará disponível para consultas de diversos assuntos e temas. A empresa espera que profissionais como físicos utilizem a máquina, trazendo maior visibilidade para ele.
A empresa pretende transformar a consulta a Watson um serviço acessível a todos, criando soluções que não demandem alto investimento tecnológico por parte do usuário.
O que você acha sobre isso? Acredita que um supercomputador disponível para consulta pode trazer avanços e comodidade ou acha que ele acabaria sendo mal-usado pelos usuários da internet? Deixe sua opinião nos nossos comentários

Leia mais em: tecmundo