Rss

domingo, 23 de setembro de 2012

Slackline, o esporte recém-nascido que é a cara do Brasileiro

Foto: AJEsportes
Slackline, o esporte recém-nascido que é a cara do Brasileiro
slackline vem ganhando adeptos pelo País
AJEsportes - O slackline, ou corda bamba, como é chamado, é um esporte de equilíbrio praticado sobre uma fita estreita e flexível. Presa a dois pontos, a corda fica, geralmente, a uma altura de 30 cm do chão. Originou-se em meados dos anos 80, quando escaladores da Califórnia em seu período de descanso esticaram uma corda entre duas árvores e tentaram caminhar sobre esta com extremo equilíbrio. A tradição foi passada de escaladores para escaladores, com elaborações de manobras e técnicas, se tornando um esporte que vem se popularizando cada vez mais no mundo. Esse esporte é indicado para todas as idades, e todos os tipos de pessoas. Muitos escaladores, surfistas e skatistas praticam o slackline como um tipo de treino, para exercitar músculos e equilíbrio.
O Slackline desenvolve tanto o aspecto físico quanto o mental do praticante. Equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e a coordenação motora são alguns dos atributos ampliados pela modalidade. O esporte possui algumas vertentes, como Trickline, Highline, Longline  e Waterline.
O Slackline não é somente um esporte. "Além de fortalecer a musculação de todo o corpo, principalmente das pernas, dos glúteos e do abdômen, o Slackline serve também como terapia.
Muitos praticam nos fins de semana para aliviar o estresse da rotina do dia a dia", afirma Edy Slackline, 27 anos, que pratica o esporte há dois anos.
No dia 1º de setembro de 2012 ocorreu a final do Campeonato Mundial de Slackline e Igor Zambelli, um carioca de 18 anos, foi campeão desbancando Alex Mason, dos Estados Unidos, que havia derrotado o fenômeno Andy Lewis, conhecido como "Mr. Slackline".