Rss

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Site lança serviço contra apps maliciosos dentro do Facebook

A empresa Secure.Me, especializada em segurança online, lançou um novo programa de proteção chamado App Advisor, primeira solução do mundo criada com o objetivo de proteger os usuários de aplicativos mal intencionados para o Facebook. O software é uma extensão para seu navegador, que tem como objetivo evitar que as pessoas tenham os dados coletados sem autorização por outros programas, bloqueiem tentativas de spam e fiquem alertas sobre possíveis contaminações.
App Advisor verifica quais apps para Facebook são seguros (Foto: Reprodução)App Advisor verifica quais apps para Facebook são seguros (Foto: Reprodução)
O trabalho feito para criar uma base de dados que possa ser acessada pelo programa foi grande: os responsáveis pela companhia analisaram atividades de 50 milhões de usuários do Facebook e mais de 500 mil aplicativos para construir a maior solução de segurança de redes sociais do mundo. A ideia dos desenvolvedores é de permitir que as pessoas saibam, de fato, o que estão autorizando os aplicativos de dentro da rede social a fazer com seus dados.
“Todos ficamos acostumados a apenas aceitar qualquer permissão de aplicativos que apareçam. Instagram, Draw Something, Angry Birds… Nos conectamos a muitos aplicativos pelo Facebook porque é fácil e conveniente. Mas muitas pessoas não sabem que estes apps podem rastrear sua vida – a localização, os comportamentos mais comuns e as interações. Todos estes dados são armazenados e os desenvolvedores de aplicativos podem ter acesso instantâneo ao seu ID do Facebook, independente de configurações de privacidade”, relata Christian Sigl, fundador do Secure.Me.
O estudo conduzido pela companhia antes do desenvolvimento do programa destacou que seis a cada dez aplicativos podem postar informações na timeline dos usuários sem autorização, dois terços têm acesso às informações de e-mail das pessoas e cinco a cada 10 apps acessam até fotos e vídeos de seus usuários.
Por isso, é necessário mesmo tomar muito cuidado com os aplicativos para Facebook. Portanto, se você não quer ter problemas com isso, não deixe de instalar a extensão App Advisor no seu navegador para saber quais apps são mesmo confiáveis. Ele possui uma grande lista de programas que são classificados de acordo com sua segurança.