Rss

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Rostos poderão ser recriados através da análise do DNA

Nova técnica poderá substituir os retratos falados para identificação de criminosos no futuro.

Rostos poderão ser recriados através da análise do DNA (Fonte da imagem: Thinkstock)
De acordo com uma notícia publicada pelo site NewScientist, é provável que em um futuro não muito distante seja possível reconstruir os rostos das pessoas com base em informações obtidas através de análises de DNA. Segundo a publicação, isso se deve à identificação de cinco genes que ajudam a definir o formato e algumas características faciais.
Hoje em dia já existem testes — ou estão prestes a ser desenvolvidos — que permitem determinar qual é a cor da pele, dos olhos e dos cabelos de um indivíduo. Assim, identificar quais genes determinam as características faciais de cada um poderia ser de grande ajuda para a criminalística, por exemplo.

Retrato falado genético

De momento, os cinco genes identificados pelos pesquisadores permitem predizer características como a altura das maçãs do rosto, o formato do nariz e o espaçamento existente entre os olhos. E, embora os estudos ainda estejam em uma fase muito preliminar e ofereçam respostas muito sutis, os cientistas esperam identificar mais pontos de referência faciais determinados por outros genes e poder traçar perfis mais precisos da face de alguém.
Assim, tudo indica que é apenas uma questão de tempo até que os pesquisadores consigam mapear quais são os genes que ajudam a moldar as características faciais de cada um e, através de uma simples gota de sangue encontrada em uma cena de crime, consigam que o DNA ofereça o retrato falado de um criminoso.

Leia mais em: tecmundo