Rss

sábado, 8 de setembro de 2012

Robô da Darpa corre mais rápido que Usain Bolt

Usain Bolt vem fazendo história no Atletismo como o homem mais rápido do mundo. Mas se ele tivesse que correr contra um robô da Darpa (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, em livre tradução), talvez a cor de sua medalha no fim da prova fosse diferente do dourado habitual. A empresa emitiu, na última quarta-feira (15), um comunicado oficial sobre o Cheetah, o robô mais veloz da história, que superou o seu próprio recorde de velocidade e alcançou o pico de 45,5 Km/h em um trecho de 20 metros.
O recorde de Bolt foi em uma prova de 100 metros, em 2009, quando o atleta alcançou a marca de  44,7 Km/h em um sprint de 20 metros. Cheetah, portanto, superou esta marca por pouco mais de 0,7 Km/h. Segundo a empresa americana, este fato não é apenas curioso, como também fundamental para as pesquisas da companhia. Afinal, saber que é possível criar um protótipo tão veloz e que possa ser coordenado para atuar nos mais variados tipos de terreno é uma grande descoberta.
Cheetah (Foto: Reprodução)Robô simula um guepardo e deve ser testado nas ruas em 2013 (Foto: Reprodução/Darpa)
Cheetah vem sendo desenvolvido e testado em Boston. Uma das maiores metas deste projeto é fazer com que os andróides tenham movimentos e capacidades mais naturais possíveis. Por enquanto, ele vem atuando apenas dentro de um laboratório, mas a expectativa é de que um protótipo seja testado em um terreno natural em 2013.
O próprio nome do robô, Cheetah ( que significa guepardo em inglês), mostra que a inspiração foi um dos animais mais rápidos do mundo. “O desenvolvemos com o aspecto de um guepardo, mas nossa meta não é copiar a natureza. O que estamos fazendo é tentar entender como os robôs podem se adaptar ao mundo e à evolução", avaliou Gill Pratt, gerente de programas da Darpa.
Confira o vídeo do robô velocista abaixo:



Via Darpa