Rss

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Revista americana gera polêmica ao editar fotografia de Barack Obama

A revista americana "National Review" está causando polêmica por causa da capa de sua próxima edição, que chega às bancas no dia 1º de outubro. Ela estampa uma fotografia alterada do atual presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Barack Obama, durante a Convenção Nacional Democrata. Na ocasião, a plateia segurava placas com a mensagem de incentivo à Obama “Forward” ("Adiante", em tradução livre), que foi trocada pela revista pelo dizer “Abortion” ("Aborto").
Capa da National Review com foto editada (Foto: Reprodução)Capa da National Review com foto editada (Foto: Divulgação)
Todd Sumlin, fotógrafo do jornal "The Charlotte Observer", imediatamente se manifestou divulgando uma foto tirada do palanque, logo atrás de Obama, no mesmo ângulo da usada pela National Review, que mostra as placas reais.
Fotografia original do discurso de Obama (Foto: Todd Sumlin)Fotografia original do discurso de Obama (Foto: Todd Sumlin)
Em retratação, a revista publicou uma nota em que diz: “A imagem usada na capa e nas páginas internas da edição de 1º de outubro da 'National Review', tanto na impressa quanto nas edições digitais, foi alterada pela 'National Review'. Esta não é a fotografia original, tal como fornecida pela 'Reuters/Newscom', e portanto não deveria ter sido atribuída a esta organização, nem ao fotógrafo.”
O pedido de desculpas diz respeito somente aos créditos da foto, e não à manipulação em si, como se pode notar. Isso porque a publicação, que tem orientação conservadora, apoia a candidatura do deputado Paul Ryan, do partido Republicano.
via techtudo