Rss

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Rei do multiplayer, Battlefield completa 10 anos de combate

Há exatos dez anos, um jogo de guerra inovador chegava ao mercado dos games para revolucionar. Battlefield 1942 foi lançado no dia 10 de setembro de 2002, desenvolvido pela empresa sueca Digital Illusions CE (DICE) e distribuído pela Electronic Arts.
Capa do primeiro lançamento da série: Battlefield 1942 (Foto: Divulgação)Capa do primeiro lançamento da série: Battlefield 1942 (Foto: Divulgação)
O conceito de BF1942 impactou por apresentar mapas gigantescos e um foco exclusivo nas campanhas multiplayer. Você faz parte de um batalhão do Eixo ou dos Aliados, na Segunda Guerra Mundial, e conta com amigos e um arsenal variado para vencer o combate. No game, o jogador tem cinco classes disponíveis e cada uma tem habilidades e armas exclusivas.
Poder dirigir jipes, tanques e pilotar barcos e aviões eram a grande atração do primeiro Battlefield. Muitos dos mapas, por conta de seu tamanho, precisavam do auxílio dos transportes para chegar até o inimigo.
O método de jogo imposto por BF1942 perdurou por toda série e foi imitado pelos futuros rivais: os dois times batalham pela conquista de bandeiras espalhadas pelo território. O time dominado perde pontos na medida em que tem jogadores renascendo após uma morte e, também, se tiver a minoria ou nenhuma bandeira no mapa. Quem zerar a pontuação primeiro é o derrotado.
Veículos e captura de território marcaram o primeiro jogo (Foto: Divulgação)Veículos e captura de território marcaram o primeiro jogo da franquia Battlefield (Foto: Divulgação)
Battlefield 1942 contou com duas expansões ao longo de sua vida. A primeira, The Road to Rome, trouxe novos veículos, mapas e armas para o combate. Além disso, era possível selecionar as tropas italianas e francesas, novas rivais da expansão.
O segundo lançamento foi The Secret Weapons of WWII. O pacote trouxe um “mundo surreal” para o ambiente de Segunda Guerra, já que acrescentou armas experimentais como mísseis teleguiados e propulsores a jato – itens que não eram usados na época.
Portas abertas para a evolução
Passados dez anos do primeiro game, a série Battlefield resiste e hoje briga de igual para igual com a principal concorrente: a série Call of Duty. Somando as expansões, são quase 20 jogos lançados e algumas atualizações já anunciadas e previstas para 2013. Battlefield evoluiu com os videogames e com a tecnologia dos computadores, melhorando gráficos, ambientação e jogabilidade. Ainda sim, o foco no multiplayer nunca foi perdido.
O primeiro game depois da série 1942 foi Battlefield Vietnam. Lançado em 2004, o jogo focou na dura guerra norte-americana contra os vietnamitas. Mapas em terrenos inóspitos, selvas e praias dificultavam as ações dos jogadores e criavam um ambiente desafiador.
Famosa guerra na selva foi retratada (Foto: Divulgação)Famosa guerra na selva foi retratada em Battlefield Vietnam (Foto: Divulgação)
Outro ponto curioso do game foi a ligação com famosos filmes sobre a Guerra do Vietnam. Em algumas ocasiões era possível ouvir no rádio a “Cavalgada das Valquírias”, ópera usada no famoso filme Apocalypse Now.
No ano seguinte, a DICE decidiu deixar o ambiente clássico e montar um confronto moderno. Battlefield 2 chegou ao mercado em junho de 2005 e foi o primeiro a introduzir um modo campanha em singleplayer, com uma história fictícia de uma guerra entre os Estados Unidos, a China e a Coalizão do Meio Leste.
Seu multiplayer contou com novos carros, caças, helicópteros e uma revolução no arsenal de guerra, com armas novas e mapas modernos. BF2 ganhou quatro expansões: Special Forces, Modern Combat, Euro Forces e Armored Fury.
A ambientação foi transferida para tempos modernos (Foto: Divulgação)A ambientação foi transferida para tempos modernos em Battlefield 2 (Foto: Divulgação)
Após essa série de sucesso, que vendeu mais de 2 milhões de cópias, a desenvolvedora do jogo lançou, em 2008, Battlefield: Bad Company, exclusivo para Playstation 3 e Xbox 360, que já estavam despontando como os consoles da nova geração. Neste game, a EA DICE introduziu o engine Frostbite, sistema que trouxe maior impacto na destruição do ambiente e dos veículos durante o jogo. BF: Bad Company ganhou uma continuação em 2010.
A revolução final
Em outubro de 2011, a empresa decidiu retomar a continuação original da série, mesmo após nove lançamentos anteriores. Battlefield 3 chegou ao PC, Playstation 3 e Xbox 360 para revolucionar graficamente os jogos de guerra. Mapas extensos e detalhados, ambientes bem desenhados e um clima tenso são algumas das marcas do novo game.
BF3 tem uma campanha singleplayer interessante, onde o jogador incorpora diversos personagens durante uma intensa trama entre Estados Unidos e Rússia, com alguns episódios acontecendo na região do Irã e Iraque. O famoso multiplayer foi mantido, com o uso dos mapas e dos veículos e a série trouxe uma novidade: jogos online cooperativos, onde dois jogadores conectados cumprem juntos seis mapas com missões distintas.
Belos gráficos impactaram o último lançamento da série (Foto: Divulgação)Belos gráficos impactaram o último lançamento da série, Battlefield 3 (Foto: Divulgação)
A franquia já conta com diversas expansões disponíveis e algumas anunciadas para este e para o próximo ano. Back to Karkand foi o primeiro DLC lançado, no final de 2011, trazendo mapas do clássico Battlefield 2, novos carros e armas. Seis meses depois Close Quarters chegou ao mercado, trazendo mapas pequenos e um novo modo – Dominação. Mais uma vez, novas armas foram inseridas.
A terceira expansão deve chegar este mês para os jogadores. Armored Kill terá novos veículos, principalmente tanques e carros blindados. A EA DICE ainda prometeu o maior mapa de toda a história do Battlefield.
 Ainda este ano, em dezembro, a desenvolvedora pretende lançar a expansão Aftermath e, em 2013, End Game é mais uma atualização prometida que, segundo um porta-voz da EA, vai envolver um estilo de selva, lembrando o filme Apocalypse Now.
via techtudo