Rss

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Órgão responsável mostra especificações do padrão de memória DDR4

Veio a público na terça-feira (25) a especificação do novo tipo de memória RAM DDR4, com implementação de um novo processo de leitura, escrita e atualização de dados. O novo padrão aumenta o rendimento do computador e melhora o desempenho dos aplicativos, transferindo os dados para armazenamento e memória de forma mais rápida.
Módulo DDR4 desenvolvido pela Samsung (Foto: Reprodução)Módulo DDR4 desenvolvido pela Samsung (Foto: Reprodução)
A especificação foi finalizada pela associação JEDEC, que é líder no desenvolvimento do padrão DRAM há décadas. Fabricantes de memória como Samsung, Mícron e Nanya já enviaram unidades de memória DDR4 para testes. Para se ter uma idéia da capacidade da nova memória, a velocidade de transferência de dados proposta na especificação é de 3,2 gigatransfers por segundo, o dobro da capacidade do padrão DDR3 atual, que é de 1,6 gigatransfer por segundo. A velocidade do barramento da memória também foi aumentada para 2133 MHz, contra 1333 e 1666 MHz do DDR3. Mesmo sendo muito superior ao padrão atual, o DDR4 teve seu consumo de energia reduzido para 1,2 volts, em comparação com 1,5 volts do DDR3.
Gráfico demonstra o menor consumo de energia do novo DDR4 (Foto: Reprodução)Gráfico demonstra o menor consumo de energia do novo DDR4 (Foto: Reprodução)
Ainda não há uma data para a entrega dos novos chips DDR4, mas a esperança das fabricantes de memória é de entregar os novos pentes já em 2013. Por este motivo, as fabricantes de chips, como a Intel, estão sendo pressionadas para desenvolver mais rapidamente um chipset que dê suporte ao novo padrão.
O novo tipo de memória poderá ser utilizado em servidores, PCs e dispositivos móveis, entretanto, os computadores pessoais serão os primeiros a receber os novos pentes DDR4.

via techtudo