Rss

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Legado Bourne Entrevista Edward Norton

O ator Edward Norton esteve no Brasil durante a Rio+20 e reservou um espaço na sua agenda para falar com o Omelete. Na primeira parte da entrevista ele falou sobre seu trabalho como embaixador da ONU e O Legado Bourne. Nesta segunda metade ele fala sobre o outro filme que acaba de fazer, Moonrise Kingdom, o compara com O Legado Bourne, e faz comparações também entre o seu Hulk e o dos Vingadores, fala de sua experiência na famosa Universidade de Yale e que gostaria de trabalhar com os diretores brasileiros Fernando Meirelles, Walter Salles e José Padilha.
Você filmou O Legado Bourne e também o filme de Wes Anderson, Moonrise Kingdom. O que te atraiu nestes dois projetos? E como foi trabalhar com o Wes? Porque ele é importante pra gente...
Isso é ótimo!
Nós o amamos!
Sim, acho que pra mim o que há em comum entre esses dois filmes é que nos dois casos foi o diretor quem me chamou a atenção. Eu realmente gosto muito dos filmes de Tony. Então, quando ele me falou que faria outro filme da série Bourne, fiquei interessado em saber por que ele queria fazer mais um, sabe? Porque eu acredito que ele é capaz de fazer filmes muito diferentes e achei interessante ele querer reexplorar isso. E eu realmente o admiro. Então, ele foi grande parte da razão. E sou um grande fã de Wes Anderson há ainda mais tempo, como todo mundo. E eu acredito que a maioria dos filmes dele está entre os mais originais para as pessoas da minha idade então, eu acho que se Wes dissesse: "Eu preciso de alguém para carregar o filme", sabe? Eu iria...
Você consegue fazer uma comparação entre os sets, de alguma maneira?
Tinha muito mais equipamento no filme de Bourne. Aviões não tripulados, mapeamento via satélite e todo tipo de dispositivo tecnológico. O Bourne possui um orçamento muito maior. Eu acho que todo o orçamento do filme de Wes era o valor do orçamento do figurino de Bourne. Eu acho que o filme de Wes custou um décimo do que custou Bourne. Não tínhamos departamento de maquiagem, cabelo, não tínhamos trailers. Cada um fazia o seu. Foi como fazer uma peça, foi como atuar no teatro.
E isso traz uma atmosfera diferente quando você está atuando, certo?
Sim, claro. Foi como atuar no teatro, realmente.
Você dirigiu Tenha Fé há muito tempo. Eu realmente gostei do filme. Você pretende ir para trás das câmeras mais uma vez e dirigir? Você falou que está escrevendo para a HBO. Qual é a sua história por trás das câmeras?
Sim, eu realmente gostei de dirigir. A verdade é que eu tenho procurado por um espaço para realmente parar e escrever algo pelo qual eu me sinta realmente apaixonado. Eu venho escrevendo algo que eu finalmente terminei, e eu acredito que provavelmente vai ser a próxima coisa que vou dirigir, mas ainda há muita coisa para decidir, então a gente vai conversar sobre isso quando eu fizer.
Eu abri o Facebook e o Twitter para os fãs te fazerem perguntas e eu vou ler algumas delas pra você agora. Lee, Ana e Nelson gostariam de saber a importância da Universidade de Yale na sua vida. E se quando você fez a faculdade você já estava pensando também na carreira de ator E como você acha que isso ajudou? Estudar em Yale ajudou a sua carreira de ator?
Eu cresci indo a escolas públicas, então, ir para uma escola como Yale foi um grande choque pra mim. Foi uma grande mudança, porque era um ambiente com muitas pessoas brilhantes e pessoas muito apaixonadas pelo aprendizado, por ideias e artes e todo esse tipo de coisa. O que foi uma grande mudança pra mim, porque eu estudei em uma escola pública que não era necessariamente assim. E eu não acho que quando eu estava na universidade eu sabia. Estou tentando lembrar, mas eu já amava filmes, amava teatro e coisas assim, mas eu não acho que eu sabia naquela época, com certeza, o que iria fazer da minha vida. Eu acho que ninguém... Quer dizer, devem existir algumas pessoas que sabem com certeza o que vão fazer aos 21 anos, mas eu não sabia. Eu não posso dizer que minha experiência na escola me afetou de uma maneira particular em termos de atuação. É quase o oposto. Eu acho que isso me deu... Eu recebi educação o suficiente para querer aprender mais, sabe? Então, eu acho que se nada me fizesse continuar a ler, continuar a explorando... Porque pra mim pareceu que passou muito rápido, sabe? A universidade meio que passou voando...
Bem, 70% das pessoas queriam perguntar sobre os Vingadores... Mas fiquei sabendo que você ainda não assistiu então, eu vou tentar perguntar algo diferente. O Hulk que você fez é muito diferente do Hulk dos Vingadores, que é quase um alívio cômico do filme. Você não acha que é mais fácil para as pessoas gostarem mais esse Hulk do Mark Ruffalo do que o seu, que possui mais profundidade, mais camadas...
Talvez. Eu acho que a melhor coisa do personagem Hulk é que ele teve tantas encarnaçõe. Se você olhar pra trás, pra todos o quadrinhos vai ver. O homem e o monstro, eles têm muitas variações diferentes ao longo do tempo porque diferentes autores o desenharam de diferente modos, com tons diferentes. E alguns são muito sérios, outros são muito mais leves. Então, eu acho que é parte da tradição desse personagem ser de muitas maneiras diferentes e é assim que tem sido desde a série de TV, o filme de Ang Lee, o nosso filme e agora os Vingadores. E acho que todos são ótimos. E Mark é um velho amigo meu e ele é um ator tão bom. Nós rimos disso e ele tem filhos, então é muito engraçado, porque nós dois tentamos convencer os filhos dele sobre qual dos dois é o Hulk de verdade, sabe? É maravilhoso! Você não pode levar essas coisas tão a sério. Quero dizer, eu me diverti muito Foi muito divertido, eu realmente gostei de Louis Leterrier e foi como fazer algo que foi parte da minha infância, sabe? E nós viemos pro Rio e foi divertido! Você não pode reclamar. E eu tenho certeza que vou assistir Vingadores. Eu tenho viajado muito, então eu acabei não vendo. E eu acho que você não pode manter essas coisas para sempre. Eu acho que é muito tempo, sabe? Eu não quero olhar pra trás e passar 9 anos da minha vida fazendo o mesmo personagem. Se alguém quiser fazer isso, bom para ele.
Certo! João Paulo perguntou se você tem algum diretor ou ator favorito com quem ainda não trabalhou.
Tem três diretores brasileiros com quem eu gostaria de trabalhar e... sabe, tem tantos atores e atrizes e...
Fernando Meirelles, Walter Salles e...
José…
José Padilha!
É, ele é ótimo! Eu adoro seus filmes. Eu realmente gosto do seu documentário, Ônibus 174. É realmente muito bom! Um ótimo comentário social, eu achei. Eu realmente gostei. Eu amo os filmes de Meirelles... Cidade de Deus, claro, e também achei Jardineiro Fiel lindo.
Na minha opinião, você participou de 3 filmes brilhantes! Clube da Luta, As Duas Faces de um Crime e A Outra História Americana. Quando você está, não sei, no Starbucks ou num restaurante, sobre quais filmes as pessoas mais falam com você?
Eu não poderia dizer. Quero dizer, existe um ponto onde, se você pegar 100 pessoas, vai ser um tanto empatado. Algumas pessoas gostam do filme que fiz com Woody Allen, outras pessoas gostam de outras coias. Isso depende da média de idade, aí você pode tentar adivinhar...
Aqui no Brasil qual foi?
Eu não sei, eu não tenho um senso. É interessante. Muitos jornalistas dizem que gostam do filme que eu dirigi. Algumas pessoas falam A Última Noite. Eu nem sei o que foi lançado por aqui, na verdade. É legal. Acho sempre divertido ver quem fala sobre o que, mas essa é a diversão em fazer vários tipos de filmes, você atrai diferentes tipos de pessoas.
Havia rumores sobre uma sequência de Uma Saída de Mestre que seria filmada aqui no Rio. Isso está completamente encerrado?
Eu não tenho ideia...
OK... E, bem, pra terminar... Izzy LaFontaine voltará algum dia pra Modern Family?
[risos] Eu não faço idéia, isso depende deles.
Aquilo foi ótimo! Foi inesperado!
Bem, o ator que faz o pai da família é um velho amigo meu, do teatro de Nova York. Ele é tão engraçado... Foi uma daquelas coisas em que nós só queríamos trabalhar juntos outra vez, então... É ótimo! É uma série tão engraçada! Está passando aqui?
Sim, está!
É? O ano todo? Eles dublam ou deixam em inglês?
Eu assisto em inglês com legendas...
Essa é realmente uma série engraçada... Muito, muito divertida.
Que séries você costuma assistir?
Eu vou com o vento... Tem uma série da HBO agora, chamada Girls, que é muito engraçada. Eu achei muito divertida. O que mais tenho assistido? Eu adorava The Wire, que era sobre a cidade na qual eu cresci... Então, eu era obcecado por essa séria, era uma ótima série! Eu estou atrasado em algumas, preciso assistir...
Ok... Muito obrigado!
Sim, foi um prazer!
Foi um prazer!
O Legado Bourne estreia nesta sexta, 7 de setembro.
 
via omelete