Rss

sábado, 1 de setembro de 2012

Novo spyware pode controlar iPhones e Androids à distância

Os donos de smartphones agora têm uma nova ameaça com a qual se preocupar. Um novo spyware, conhecido como FinFisher, capaz de controlar dispositivos móveis como o iPhone e celulares com Android, já está se espalhando pela web. De acordo com pesquisadores da Universidade de Toronto, o programa pode gravar sons do microfone de um dispositivo, rastrear sua localização e até mesmo monitorar e-mails e mensagens, tudo à distância.
O iPhone chegou a fazer as canetas Stylus sumirem do mercado por um tempo (Foto: Allan Melo / TechTudo)Spyware é capaz de controlar iPhones e Androids
infectados (Foto: Allan Melo/TechTudo)
O FinFisher foi desenvolvido pela empresa britânica Gamma Group, e a princípio foi comercializado para agências governamentais para o monitoramento de computadores e dispositivos móveis, com fins legais. A empresa confirmou, no entanto, que uma das suas cópias de demonstração foi roubada e transformada em um spyware.
O malware pode controlar dispositivos com Windows Phone, iOS, Android, BlackBerry e até mesmo Symbian. De acordo com a Gamma Group, uma vez que o FinSpy Mobile é instalado em um telefone celular, o aparelho pode ser monitorado e controlado remotamente de qualquer lugar do mundo. A infecção pode ocorrer quando o usuário visita um link da web onde o spyware esteja escondido, ou através de mensagens de texto mal intencionadas, que normalmente se disfarçam como uma “atualização de sistema”.
Grandes empresas, como a Microsoft e a RIM, já têm alertado seus usuários sobre os riscos de se clicar em um link suspeito. “Nós encorajamos fortemente os proprietários do Windows Phone para evitarem fazer download de softwares ou acessarem links de fontes desconhecidas, incluindo aqueles enviados por mensagens de texto”, disse a companhia de Redmond em um comunicado.