Rss

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Nota Legal: como fazer o cadastro

O programa Nota Legal é uma iniciativa da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal para motivar os cidadãos a exigirem nota fiscal no ato da compra. Para isso, o governo devolve até 30% do ICMS e ISS recolhidos pelo estabelecimento aos consumidores, que podem usar os créditos para abatimento no IPTU e IPVA. Para aprender a realizar o cadastro no site Nota Legal, basta seguir as instruções abaixo.
Quando efetivar uma compra qualquer, você terá que exigir do vendedor que registre o CPF no documento fiscal emitido por ele. Quando o estabelecimento lançar as notas no livro fiscal eletrônico e fizer o pagamento dos impostos, o crédito será automaticamente direcionado a você. Para fazer consulta, acompanhamento e utilização dos créditos, porém, é preciso se cadastrar via Internet.
Passo 1. Acesse o site do Nota Legal e entre no link “Primeiro acesso”;
Página inicial do site Nota Legal, do Distrito Federal (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Página inicial do site Nota Legal, do Distrito Federal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 2. Você será redirecionado para a tela de cadastro, onde irá fornecer suas informações pessoais;
Tela de cadastro (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Tela de cadastro do programa Nota Legal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 3. Preenchido o formulário, o sistema da Sefaz-DF irá enviar ao seu e-mail a confirmação do cadastro, assim como as instruções para desbloquear a conta. Entre no e-mail informado e clique no link indicado. Se você não receber a correspondência em até 24 horas, terá que entrar em contato com a Secretaria;
Acesse seu e-mail pessoal e clique no link para ativação da conta (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Confirmação de cadastro no site Nota Legal por e-mail (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 4. Será aberta a janela “Desbloqueio do Serviço”, que consta de um captcha – sistema para verificar se o usuário é real. Digite os caracteres que aparecerem na imagem e clique no botão “Confirmar”.
  •  
Digite os caracteres da imagem do lado direito da sua tela (Foto: Reprodução/ Raquel Freire) (Foto: Digite os caracteres da imagem do lado direito da sua tela (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)) Desbloqueio do serviço através da digitação dos caracteres da imagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Quadro-resumo dos créditos adquiridos (Foto: Reprodução/ Raquel Freire) (Foto: Quadro-resumo dos créditos adquiridos (Foto: Reprodução/ Raquel Freire))Quadro-resumo dos créditos adquiridos no site Nota Legal (Foto: Reprodução/Raquel Freire) 
Pronto! A conta estará desbloqueada e você já poderá fazer todas as operações para usar seus créditos conforme desejar.

via techtudo