Rss

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

NASA: nossa galáxia está envolta por halo de gás quente

Astrônomos encontram evidências de que a Via Láctea está rodeada por halo superaquecido

NASA: nossa galáxia está envolta por halo de gás quente (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
De acordo com a NASA, um grupo de astrônomos encontrou evidências de que a Via Láctea está envolta por um enorme halo de gás extremamente quente, contando com milhares de anos luz de extensão e, de acordo com as estimativas, com uma massa equivalente à de todas as estrelas existentes em nossa galáxia juntas.
Os astrônomos fizeram o anúncio após avaliarem os dados coletados pelo telescópio espacial Chandra X-ray Observatory, revelando que, caso o tamanho e a massa do halo gasoso sejam confirmados, seria possível solucionar o mistério dos “bárions perdidos” que ronda a Via Láctea.

Em busca dos bárions perdidos

Segundo a agência espacial, os bárions são partículas subatômicas que compõem mais de 99,9% da massa dos átomos presentes no Universo. Entretanto, alguns estudos apontaram que a estimativa feita sobre a quantidade dessas partículas presentes em gases e estrelas na nossa galáxia contava com menos da metade dos bárions que deviam existir. O halo de gás que envolve a Via Láctea poderia explicar essa diferença nas estimativas.
Estudos anteriores já haviam apontado a existência de nuvens de gases ao redor da nossa e, inclusive, de outras galáxias, com temperaturas entre os 100 mil e 1 milhão Kelvin. Entretanto, os astrônomos calculam que o halo de gás revelado agora pode alcançar os 2,5 milhões Kelvin, ou seja, pode contar com temperaturas muito mais altas do que as encontradas na superfície do Sol

Leia mais em: tecmundo