Rss

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Nasa financia projeto de aeronave que rotaciona em 90 graus em pleno voo

A NASA está financiando o projeto de um avião com uma proposta inovadora. Para atingir velocidades que atravessem a barreira da propagação do som, o SBiDir-FW, criado por técnicos da Universidade de Miami, gira horizontalmente em 90 graus. A ideia é mudar sua relação de largura versus comprimento. Isso altera o comportamento aerodinâmico da nave, reduzindo o atrito e permitindo que um mesmo motor possa levar o avião às velocidades subsônicas e supersônicas.
Foto mostra configuração supersônica do avião, onde comprimento supera largura (Foto: Reprodução)Foto mostra configuração supersônica do avião, onde comprimento supera largura (Foto: Reprodução)
O conceito se explica a partir da compreensão de que o voo de uma máquina precisa endereçar dois momentos diferentes: o pouso e a decolagem, que são facilitados com asas largas; e o processo do voo em si,  muito mais simples e econômico na medida em que a aeronave tenha menos largura e mais comprimento. O projeto visa acabar com o impasse de que aviões subsônicos e supersônicos necessitem de designs conflitantes.
Nessa posição, o avião tem melhor desempenho para velocidades de cruzeiro e para pouso e decolagem (Foto: Reprodução)Nessa posição, o avião tem melhor desempenho
para velocidades de cruzeiro (Foto: Reprodução)
É para resolver esta questão que o modelo proposto seria disposto na horizontal no momento da decolagem e para voar em velocidades subsônicas, e ficaria em posição vertical quando precisasse acelerar o suficiente para ultrapassar a barreira do som. Uma vez suspenso no ar, ele rotacionaria para uma posição onde comprimento superaria largura - a ideal para reduzir a resistência do ar. Toda essa manobra seria feita apenas acionando pequenas asas – elas causariam a pressão aerodinâmica, que alteraria o posicionamento da nave.
A NASA prometeu $100 mil para ajudar aos designers a levar o SBiDir-FW à fase de testes em túnel de vento. Se tudo correr bem, há chance de um outro prêmio, no valor de $500 mil, que ainda não seria o suficiente para a construção da aeronave.
Via Dvice