Rss

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Microsoft detalha uso de trackpad e outras funções no Windows 8

A Microsoft lança o Windows 8 daqui a menos de um mês, no dia 26 de outubro, e a diretora de programação e engenheira da empresa, Robin Goldstein, apresentou alguns detalhes sobre o próximo sistema operacional. Um dos destaques foi a demonstração da interface do menu Iniciar sendo acessada por um mouse.
App de e-mails do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: App de e-mails do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora))App de e-mails do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Touch, teclado e mouse funcionam da mesma maneira
A nova interface do menu Iniciar está totalmente voltada para telas sensíveis ao toque. Este novo rumo da Microsoft fica claro quanto ao tamanho dos botões e à fluidez do sistema quando utilizado por dispositivos munidos desta tecnologia. Goldstein, porém, demonstrou como o sistema operacional funciona em aparelhos que não têm touchscreen, como a maioria dos notebooks vendidos atualmente.
A experiência do usuário no trackpad é idêntica a de quem utiliza telas sensíveis ao toque. Por exemplo, quando há necessidade de "puxar" alguns comandos, como a tecla "Windows", basta arrastar o dedo da direita para a esquerda na beirada do display. Em laptops, a ação é exatamente a mesma, com o resultado final idêntico.
Asus Tablet 810 na Computex 2012 (Foto: Nick Ellis)Asus Tablet 810 que vira notebook (Foto: Nick Ellis)
Para os usuários de notebook que não apresentam o driver necessário para estes comandos ou aos adeptos aos computadores de mesa,  a mesma ação pode ser efetuada através do ponteiro do mouse. Basta tocá-lo no limite direito da tela e a lista de tarefas é exibida. Todo o menu Iniciar pode ser controlado desta forma, seja em tablets com o Windows 8 RT e em computadores com a versão doméstica da nova versão do sistema operacional da Microsoft.
Ajustes podem ser sincronizados automaticamente
O Windows 8 permite que alguns ajustes do sistema fiquem salvos em "nuvem" e sejam aplicados imediatamente após o login. Mesmo com SO já aberto, após a mudança do tema em um dos computadores conectados, todos são afetados imediatamente. É algo semlhante ao que o Chrome faz ao sincronizar alguns ajustes do navegador com uma conta do Google. Basta entrar e tudo está da forma como o usuário deixou da última vez.
De acordo com Robin Goldstein, são permitidos até dez dispositivos com uma única conta da Microsoft, cinco a mais do que a Apple permite. Uma lista é exibida em seu perfil, dentro do site da empresa, com os aparelhos autorizados a receberem os dados de um usuário. Deste modo, é possível, por exemplo, deixar de sincronizar informações específicas com algum deles para adicionar um novo computador.
App de imagens permite sincronizar fotos de outro computador
A partir do aplicativo de imagens da nova versão do sistema operacional, é possível visualizar fotos que estão em outro computador, desde que esteja ligado e logado com sua Microsoft Account. Além das fotografias de todas as outras máquinas, também são listadas aquelas arquivadas no SkyDrive e no Facebook.
SkyDrive ganhou layout que era conhecido como interface metro (Foto: Reprodução) (Foto: SkyDrive ganhou layout que era conhecido como interface metro (Foto: Reprodução))SkyDrive ganhou layout que era conhecido como interface metro (Foto: Reprodução)
Compartilhar conteúdo entre programas
O recurso “Compartilhar”, que é acionado ao puxar a tela do lado direito para o esquerdo, na beirada do display, pode confundir os usuários. “É um copiar e colar inteligente”, comentou a engenheira. Com ele, um desenho feito no Paint, por exemplo, pode ser mandado automaticamente para um app que cria quebra-cabeças.
O envio acontece sem a necessidade de abrir um segundo aplicativo. Além desta função, será possível transmitir o conteúdo por e-mail para outra pessoa, sem necessariamente sair do sofware de origem, nem do programa de correio eletrônico.
Contatos com sincronização em redes sociais
O aplicativo de contatos reúne todas as informações dos amigos do usuário em uma só página. É exatamente o mesmo recurso existente no Windows Phone. Da tela com o nome de um colega é possível enviar mensagem pelo Messenger ou outro programa semelhante, e-mails, ligar (com o auxílio do Skype, por exemplo), traçar a rota para o endereço salvo e, ainda, conferir as atualizações de redes sociais, como o Facebook, Twitter e LinkedIn.
Menu Iniciar e o provável medo das pessoas
“É como comprar um carro zero. Você terá que acostumar com outros recursos, como uma lâmpada nova que está em um lugar diferente e não existia no veículo anterior”, comentou Goldstein ao ser questionada sobre o medo que as pessoas podem sofrer ao não encontrarem o botão do menu iniciar.
Segundo a própria Microsoft, há equipes sendo treinadas para auxiliar os consumidores com o novo sistema operacional.
Internet Explorer 10 identifica possível aplicativo
captura-de-tela-2Internet Explorer 10 identifica se há aplicativos para baixar
Um dos novos recursos que vão estar no Internet Explorer 10 para o Windows 8, é a identificação de um possível aplicativo. Durante a demonstração, a executiva entrou no site do WordPress. No ícone de configurações, foi exibido um alerta de que haveria um programa deste site que poderia ser baixado pela loja de apps da Microsoft.
Outra novidade está no fato de que em sites como o YouTube, onde há conteúdo que pode ser visto em sequência, o browser pode ser “arrastado” para a direita, com a função de avançar. No caso do portal de vídeos, o próximo item da playlist é executado com este simples movimento. O gesto contrário sinaliza o retorno à lista de execução. Com o mouse, no lugar de arrastar a tela, um botão aparece com a indicação de conteúdo em lista.
Aplicativos não fecham (ou quase isso)
Assim como no Android, o Windows 8 não fecha – literalmente – os programas abertos. Os desenvolvedores devem criar três estados em que o app deve funcionar. O principal é o aplicativo aberto, funcionando e rodando. O outro é em segundo plano, onde os recursos para seu funcionamento são reduzidos. E, por fim, temos,um modo onde pouquíssimo do sistema é enviado para que o software volte a abrir com mais velocidade.
Segundo Robin Goldstein, o objetivo é permitir que os programas mais utilizados não levem muito tempo para abrir. Seria algo como semelhante a experiência que usuários de tablets e smartphones já vivenciam.
O lançamento do Windows 8 está marcado para o dia 26 de outubro, inclusive no Brasil.

via techtudo