Rss

terça-feira, 18 de setembro de 2012

iPhone 5 não consegue usar 4G durante ligações

Uma das principais novidades do iPhone 5, lançado na última semana pela Apple, foi o suporte à conexão com redes LTE (o famoso 4G). A mudança deixa a navegação e os downloads extremamente rápidos, algumas vezes até mais que as velozes conexões por fibra ótica dos Estados Unidos. Porém, descobriu-se que a nova funcionalidade do iPhone veio acompanhada de uma grave limitação: não será possível fazer ligações e, ao mesmo tempo, usar o pacote de dados da rede 4G.
iPhone 5 não suportará simultaneamente ligações e acesso à rede 4G LTE (Foto: Reprodução/The Verge)iPhone 5 não suportará simultaneamente ligações e acesso à rede 4G LTE (Foto: Reprodução/The Verge)
Esse problema acontecerá ao menos com as versões do iPhone disponibilizadas por duas das maiores operadoras de telefonia dos EUA, Verizon e Sprint. A primeira, em nota à imprensa, declarou que “o iPhone foi projetado para permitir que os usuários possam fazer ligações na rede da Verizon e conectar-se à internet somente usando redes Wi-Fi”. O usuário não poderá, por exemplo, deixar um vídeo carregando ou enviar e receber mensagens via WhatsApp enquanto estiver em uma ligação.

Uma das explicações para o problema seria o chip único usado no aparelho para as redes GSM/CDMA (telefonia) e LTE (dados), solução encontrada pela Apple para economizar espaço e poder fazer o iPhone 5 mais fino e mais leve. A novidade do chip único, inclusive, foi apresentada na última quarta-feira (12) como se fosse uma vantagem para os consumidores.
É importante acrescentar que os aparelhos Android, donos da maior parcela do mercado de smartphones no mundo, já possuem a tecnologia LTE desde janeiro de 2011, com o HTC Thunderbolt. No entanto, nenhum dos muitos celulares que foram lançados com 4G possuíram restrições ao uso de dados e ligações ao mesmo tempo.
Ainda não se sabe, porém, se o iPhone 5 terá o mesmo problema nas operadoras europeias. No Brasil, já se sabe que o aparelho não funcionará com 4G, já que nenhuma versão anunciada no mundo suporta o padrão brasileiro.

via techtudo