Rss

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Intel testa controle de voz para Ultrabook

Quando a Apple lançou a assistente por voz Siri para o iPhone, todos se surpreenderam. Agora, é a vez de uma tecnologia de comando de voz chegar aos computadores, mas por meio da Intel. A companhia norte-americana demonstrou, em sua apresentação na feira IDF 2012 nesta quarta-feira (12), como irá funcionar o controle por voz em seus novos ultrabooks. O resultado foi bem interessante.
Intel demonstrou nova tecnologia na IDF 2012 (Foto: Reprodução)Intel demonstrou nova tecnologia na IDF 2012 (Foto: Reprodução)
O site Network World divulgou, por meio de seu canal no YouTube, um vídeo de pouco mais de dois minutos da conferência. Na gravação, representantes da Intel demonstram sua nova tecnologia e revelam que “você vai poder interagir com o seu ultrabook de uma forma como nunca interagiu” com outro computador em sua vida. Isso porque, graças ao comando de voz, será possível realizar tarefas sem estar na frente da máquina.
O software responsável por esta inovação vai se chamar Dragon Assistant. Fabricado pela Nuance, ele tem funcionamento bem semelhante ao Siri, da Apple, e ao S-Voice, da Samsung. No entanto, a diferença é que ele não é para smartphones, mas sim para um computador.
Na demonstração, o Dragon faz uma busca por óculos escuros na Amazon, depois compartilha o link no Twitter. O programa ainda escreve a mensagem por você: primeiro ele pergunta o que você quer escrever e depois reconhece as ordens e publica o tuíte.
Em seguida, pedido para tocar “Gangnam Style”, música da moda na Internet no momento, o Dragon rapidamente atende e reproduz a canção do sul-coreano Psy. Assista ao vídeo com a demonstração abaixo e surpreenda-se você também.