Rss

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Desenvolvedor consegue 'quebrar' PS Vita para rodar jogos caseiros

Consoles portáteis como o Nintendo DS e o PSP já tiveram, no passado, seus códigos quebrados para que pudessem suportar jogos caseiros e piratas. Agora, o desenvolvedor Yifan Lu – famoso por hackear smartphones e tablets – começou um projeto chamado "Usermode Vita Loader", que permite criar e rodar jogos caseiros no Playstation Vita.
O PS Vita foi hackeado. Veremos jogos piratas no futuro? (Foto: Divulgação)O PS Vita foi hackeado. Veremos jogos piratas no futuro? (Foto: Divulgação)
Com o Usermode Vita Loader, será possível usar o código de programação do próprio portátil para desenvolver novos jogos. Mais conhecidos como homebrews, estes aplicativos caseiros podem ir de programas de produtividade a jogos completos. Por outro lado, este tipo de intervenção no sistema do console geralmente leva à pirataria.
Mas não pense que você vai poder jogar jogos piratas no seu PS Vita tão cedo… O projeto é, supostamente, baseado na exploração de uma falha encontrada no portátil por Yifan Lu, mas nenhum detalhe foi revelado. Neste momento, apenas algumas linhas de código foram escritas.
Por estar em um estágio tão inicial, o Loader ainda não é funcional e não há uma data de lançamento. Yifan Lu está atualmente procurando outros desenvolvedores para lhe auxiliar no projeto. Lu avisa que vai manter seu blog pessoal atualizado com mais detalhes em breve. A Sony ainda não se pronunciou sobre a notícia.