Trecho retirado do vídeo "O Jeitinho Carioca 2" (Foto: Reprodução/YouTube)
Imagina na Copa?Ambas as produções retratam o dia a dia no Rio de Janeiro, com bordões utilizados frequentemente por quem mora na cidade. Além de uma ou outra alfinetada em São Paulo e de críticas que já imortalizaram, como a expressão “Imagina na Copa”, utilizada para se referir a tudo que ainda pode piorar ou melhorar por conta da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O sucesso foi enorme, tanto entre os cariocas como em outras cidades brasileiras onde pessoas se identificaram com a homenagem à Cidade Maravilhosa.
Após o fenômeno viral da primeira versão do vídeo nas redes sociais,
idealizada pela cineasta Mariana Januzzi, as produtoras logo começaram a
investir em sua sequência. O novo vídeo foi publicado na última
segunda-feira (17) e já conseguiu quase 50 mil visualizações. Ele tem
quase seis minutos de duração e traz mais situações do cotidiano carioca
que garantem mais diversão. Entre os novos bordões estão “Aí, vai dar
praia amanhã, hein”, “Me dá seu cartão que eu passo depois para
comprar”, “Nesse ano não vou passar o Reveillón em Copacabana” e “Parece
até São Paulo. Não, não parece não”.
Como surgiu a ideia de fazer o primeiro vídeo? Quantas pessoas estão no projeto. E de quem foi a ideia.
Quem teve a ideia inicial foi a Mariana Jannuzzi que assistiu o viral ”Shit New Yorkers Say” de Nova York e enviou para mim. Pensamos que seria legal adaptar o vídeo para a realidade carioca, visto que ela tem um estilo próprio muito marcante. A partir daí, fizemos o roteiro e juntamos a equipe. Para o primeiro vídeo tínhamos umas 12 pessoas na equipe, incluindo os atores.
De quem foi a ideia e como surgiu o jargão “Imagina na Copa”?
A gente já tinha ouvido a frase de algumas pessoas. Acho que elas falavam meio sem perceber. Como estávamos tratando do cotidiano do Rio de Janeiro, resolvemos usar o jargão nas cenas e todo mundo se identificou. No fim, foi como se estivéssemos apenas apontando para algo que já existia e ninguém estava notando... Era da cidade mesmo.
Vocês se inspiraram no "Shit New Yorkers Say". Conte-nos o por quê?
Sim! O vídeo é bem engraçado e fez muito sucesso mostrando o cotidiano de Nova York. A gente achou que o Rio tinha um estilo tão próprio quanto à cidade americana e que valia uma homenagem para a Cidade Maravilhosa.
Atualmente, só o primeiro vídeo, feito em junho, têm mais de 850 mil visualizações, imaginem na Copa? Vocês já têm alguma ideia do que fazer daqui a 4 anos? Como vocês se veem até lá?
Bom, como somos duas produtoras de audiovisual, imaginamos que em 4 anos estaremos produzindo nossos projetos. Temos ideias de séries e filmes para o futuro, mas ainda temos um caminho grande para percorrer. Para o “O Jeitinho Carioca”, queremos transformá-lo em série de TV ou websérie em breve.
Da
esquerda para direita: Lucas Saldanha Werneck, Thaissa Castelo Branco,
Mariana Jannuzzi e Marcelo Feijó (Foto: Makulelê Produções)
O vídeo é divertido, mas tem “polêmicas” e até cutucadas sobre a
cidade de São Paulo. Além dos elogios, vocês recebem muitas críticas?
Como vocês lidam com elas?Críticas sempre existem. Ouvimos e lemos várias delas e usamos para melhorar nos vídeos seguintes. A Internet dá essa possibilidade de termos o retorno de crítica quase imediatamente após a postagem, o que pra gente é muito bom.
Imagina na Copa, Imagina nas Olimpíadas… No vídeo, há a diversão, mas também tem um cunho político, não acha? O que você acredita que pode melhorar na Cidade Maravilhosa para estas datas tão importantes?
O vídeo nunca quis ser uma rasgação de seda para a cidade. Queríamos mostrar o cotidiano, então não tínhamos como fechar os olhos para os problemas mais comuns como o metrô cheio e o bueiro que explode. Acho que isso também ajudou na identificação do público com o vídeo. Para a Copa e Olímpiadas, transporte e infra estrutura são itens importantíssimos. Mas estamos muito mais preocupados com o futuro da cidade no geral.
Em 2013, o Rio de Janeiro sediará a Copa das Confederações. Vai rolar vídeo nos estádios e também para mostrar a situação da cidade durante o evento?
Estamos pensando em algo, mas sem a pegada jornalística. O nosso foco com esse tema é sempre manter o humor.
via techtudo