Rss

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Conheça o 500px, uma rede social feita para fotógrafos

Se você é fotógrafo, amador ou profissional, o 500px é uma rede social que vale a pena conhecer. Logo na homepage, já é possível entender a razão. A página disponibiliza os melhores cliques de seus usuários para quem quiser ver e permite que qualquer um se torne um grande artista da fotografia online. Basta fazer boas fotos, publicar no site e divulgar para seus contatos. Uma boa ferramenta, assim como o Flickr e o próprio Instagram.
500px permite compartilhamento e visualização de ótimas fotos (Foto: Reprodução)500px permite compartilhamento e visualização de fotos (Foto: Reprodução)
Criado em outubro de 2009 e popularizado entre 2011 e 2012, o 500px ("Five Hundred Pixels") foi fundado por Oleg Gutsol e Evgeny Tchebotarev na cidade de Toronto, no Canadá. Sua versão atual foi desenvolvida em fevereiro, quando começou a ganhar mais usuários. Atualmente, acredita-se que haja mais de meio milhão de pessoas navegando pela página, que tem como principal objetivo ajudar os fotógrafos de todo o mundo a divulgarem seus trabalhos.
Flow é o feed de imagens do 500px (Foto: Reprodução)Flow é o feed de imagens do 500px (Foto: Reprodução)
O fotógrafo Luiz Fernando Santarelli é um dos usuários da rede. “É uma página onde o pessoal troca ideia sobre técnicas de fotografia, equipamentos, como máquina, lente, distância focal, ISO e etc. Sem querer ser hipster, mas já sendo, acredito que seja um Instagram para fotografia de verdade. E pra galera que vive disso, é um ótimo lugar pra expor material, vender pelas contas premium, e também é ótimo para quem aprecia boa fotografia”, explica Santarelli, que deixou de ser só admirador para se aventurar também no mundo fotográfico e utiliza o 500px desde junho.
É possível tanto criar uma conta separadamente como fazer login via Facebook ou Twitter. Basta se registrar e ativar a conta por meio de um link que é enviado para o seu e-mail para entrar na página começar a ver do que ela é capaz. Em sua homepage, é possível visualizar as fotos populares. No menu da parte superior, existem as opções “Photos”, “Market”, “Stories” e “You”.
“Esse tipo de mídia para que nós, fotógrafos, possamos divulgar nosso trabalho é muito válido. Hoje temos a Internet, que é uma ferramenta excepcional. Assim fica mais fácil de fazer com que mais pessoas passem a gostar de fotografia. É bom também para dar ao internauta a noção de que precisa-se de muito mais que apontar e apertar para fazer uma boa foto”, observou Gilvan de Souza, fotógrafo do jornal "Lance", do Rio de Janeiro.
Entendendo os menus
Na primeira delas, você pode escolher entre ver as fotos mais famosas, as escolhidas pelos editores, as que estão subindo de popularidade e, claro, as mais recentes. Em “market”, você pode vender e comprar fotos. Basta ir em “Featured Sets” para ver os assuntos que estão bombando mais na rede e também usar a caixa de busca, onde está escrito “Search the Market”, para procurar imagens que você possa ter interesse.
Barra superior do site tem diversos menus (Foto: Reprodução)Barra superior do site tem diversos menus (Foto: Reprodução)
Em “Bestsellers”, você vê as que mais foram compradas, enquanto em “New Arrivals” é possível saber quais fotografias acabaram de ser vendidas. Na aba “Stories”, os usuários contam seus momentos inesquecíveis por meio de imagens, como se fossem grandes álbuns de fotos. Na opção “You”, você é quem manda: vê suas fotos, configura seus sets, vê quem você está seguindo e registra as atividades recentes.
É possível utilizar a opção “Find Friends” para encontrar amigos do Facebook, Twitter ou Flickr no 500px. Siga-os e peça para que eles lhe sigam. Desta forma, você dará início às amizades fundamentais nesta rede social. Cada foto, destes amigos ou qualquer outra que você gostar, pode ser curtida, comentada e compartilhada. Assim, ela aparece no seu “flow”, que é seu feed de notícias dentro do 500px.
“Um site como esse é importante para quem busca por imagens para algum trabalho específico e para nós, fotógrafos, pois abre um espaço comercial, além de nos motivar a estar sempre em busca de novas imagens. É uma espécie de comunidade de fotógrafos, que a usam como um banco de fotos. Gostei, é bastante interessante”, observou Róbson Freire, fotógrafo especialista em casamentos, ensaios e eventos.
Fazendo upload de uma foto
Para fazer o upload de uma foto sua, clique no sinal de mais branco com um fundo azul, ao lado da palavra “Add”. Então, uma página aparecerá para você enviar de uma a dez fotografias por vez. Selecione a sua favorita e no lado complete informações como a legenda, as tags e informações da câmera com a qual você clicou a imagem – caso elas não sejam carregadas automaticamente.
Enviar uma foto no 500px é simples e rápido (Foto: Reprodução)Enviar uma foto no 500px é simples e rápido (Foto: Reprodução)
Importante: marque a opção “Safe for Work” se quiser que a imagem seja exibida para todos. Na parte inferior, há até um mapinha caso você queira marcar onde foi clicada a imagem. Clique em upload e pronto! Sua imagem vai carregar e será redirecionada para o seu perfil. Um detalhe fundamental é inserir as tags corretas para que elas sejam encontradas facilmente na busca.
Caso seu upload seja em um horário de pico e com as tags certas, certamente a foto irá bombar de visualizações e comentários. Há muitos usuários que crescem rapidamente de reputação e alcançam milhares de seguidores, se tornando verdadeiras celebridades no serviço, como é o caso de Jose Barbosa e Mardy Suong. E o legal é que para ser um fotógrafo popular não é preciso ter nome, apenas fotos boas, timing e inteligência.

via techtudo