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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Conheça alguns dos serviços de assinatura de produtos no Brasil

Depois dos famosos clubes de compras coletivas, outra "onda" invadiu o mercado digital brasileiro: os sites de assinaturas de produtos. Eles se originaram do modelo americano iniciado por páginas que ofereciam degustação de alguns produtos para usuários selecionados.
Hoje, contudo, o processo evoluiu. E, por preços acessíveis, os “clubes de assinantes” oferecem de tudo: de chocolate a produtos eróticos. Todos os meses na porta de sua casa. O TechTudo analisou 10 destes sites, observando atentamente o cuidado que cada um teve ao agregar serviço e atendimento diferenciado em suas propostas de negócio.
Sexy-Box---O-segredo-das-mulheres-174721Clube de assinantes: Sexy Box (Foto: Reprodução)
O Sexybox busca apimentar a relação de casais oferecendo produtos sensuais todos os meses para a diversão dos pombinhos. O modelo é o básico, com pacotes de assinatura que vão do teste mensal ao pacotão anual com 12 caixas de saliências garantidas.
Contudo, deixou a desejar justamente no atendimento às dúvidas mais básicas no que se refere a pós-venda, um dos segredos do modelo de negócio. No site, até o fechamento desta matéria, o blog estava sem postagens frequentes e a apresentação dos produtos era um tanto confusa, sem estabelecer uma relação entre o mês corrente e a listagem de itens correspondentes, como 80% de seus concorrentes fazem.
florecanto (Foto: florecanto)Clube de assinantes: Florecanto (Foto: Reprodução)
Em modelos mais antigos de comércio eletrônico, as flores representavam o desafio logístico por excelência. Aquele que conseguissse entregá-las em tempo hábil e sem prejudicar o seu delicado produto, teriam um diferencial e tanto.

Graças ao sites de assinatura, empresas como a Florecanto podem respirar um pouco mais alividas, uma vez que contam com entregas programadas.
O modelo escolhido por eles é, portanto, bem adequado. Você compra pacotes de entregas mensais que vão de duas até 15. A variedade de soluções é um de seus diferenciais: você pode escolher entre flores exóticas, centros de mesa, linha romântica etc. Se você não sabe o que escolher existem ainda os pacotes "Básico", "Intermediário" e "Premium", no qual a própria equipe do site monta o arranjo para você.
Contudo, pecam em não oferecer serviços de conteúdo e atendimento relacionados como fazem sites de outros segmentos.
blueboxClube de assinantes: Bluebox (Foto: Reprodução)
A BlueBox oferece um serviço focado no bem-estar. Não necessariamente beleza ou vaidade, mas um estilo de vida focado em escolhas certas, no que se refere a não agressão ao meio ambiente ou ao próprio corpo, a promoção de um estilo de vida mais “zen”.
O processo de assinatura segue o modelo tradicional, mas sem qualquer tipo de personalização ou customização. A BlueBox parece não se esforçar para conhecer o seu cliente em um primeiro contato, o que é um erro e tanto, tratando-se de um modelo que sobrevive, basicamente, do oferecimento do tripé "produto-serviço-relacionamento".
Mas, assinando o serviço, você conta com marcas reconhecidas e um blog com dicas bem legais.
olook (Foto: olook)Clube de assinantes: Olook (Foto: Reprodução)
Já a equipe do Olook investiu apenas no lado “serviço” do modelo de assinaturas. O atendimento é bem diferenciado, desde o processo de cadastro. O “quiz de estilo” busca tendências de moda que você, como cliente, poderá curtir. Uma vez feito o cadastro, todos os meses, é montada uma vitrine especial para cada assinante para que, assim, ele faça as suas compras.
A entrega mensal, portanto, é uma curadoria de produtos e não uma caixa com eles. A partir desta seleção você compra um, ou todos, dos produtos indicados. O foco está portanto na fidelidade e relação de confiança no conhecimento de moda que as stylists do site têm.
chocolates (Foto: chocolates)Clube de assinantes: Chocolat Du Jour (Foto: Reprodução)
O site Chocolat Du Jour oferece uma assinatura, no mínimo inusitada. São entregas de caixas de chocolates em remessas mensais ou…semanais! Chamou a atenção este curto espaço de tempo e, também, o “ticket médio” bem acima dos demais serviços pesquisados.
Mas como se trata de uma iguaria feita com todo cuidado e inclui detalhes como personalização de cartão de entrega e sabores difíceis de se encontrar por aí, vai fazer a alegria dos chocólatras.
Contudo, apresenta pouca ou nenhuma atenção aos detalhes de pós-atendimento e relacionamento com os seus clientes. É um site mais "frio", digamos.
petitebox (Foto: petitebox)Clube de assinantes: Petitebox (Foto: Reprodução)
Ideal para quem vai receber ou já recebeu a visita da cegonha há pouco tempo. O Petitebox oferece produtos para gestantes e para a turminha entre quatro meses e um ano. O funcionamento é baseado na mecânica clássica de sites de assinaturas de produtos: você se cadastra, indica algumas preferências e recebe, todos os meses, produtos cosméticos, de higiene, vestuário, acessórios, decoração, todos selecionados pela equipe do site.
O cuidado pós-compra é evidente. Eles criaram um clube de fidelidade com pontos que se acumulam de acordo com determinadas ações dentro do site (como dar feedback sobre os produtos recebidos) e podem ser trocados na aquisição de suas próximas caixinhas. Além disso, oferecem também um clube de vantagens e descontos.
glossyboxClube de assinantes: Glossybox (Foto: Reprodução)
Um dos primeiros serviços a despontar na mídia, a Glossybox oferece produtos da linha beleza e vaidade, trabalhando muito bem o “estilo” em seu processo de relacionamento com os clientes.
Como faz parte do mesmo grupo da Petitebox, oferece uma estrutura de atendimento pós-venda muito semelhante, com clube da vantagens e até um cartão de fidelidade que assegura descontos em sites conveniados.
Como diferenciais frente aos demais integrantes da lista podemos citar as marcas de boa qualidade e as caixas especiais, que oferecem alternativas de produtos adequadas às principais datas do calendário comemorativo.
dogboxClube de assinantes: Dogbox (Foto: Reprodução)
A Dogbox procurou seguir um caminho diferente na escolha de seu público, focando não exatamente em seu cliente, mas nos seus “filhos de quatro patas”. De olho no mercado pet, no qual o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial, o site oferece assinatura de caixinhas com produtos para divertir e cuidar dos bichanos.
O processo de assinatura é muito bem trabalhado, tanto funcional quanto visualmente. O cliente faz um quiz indicando itens como personalidade, porte e sexo do seu cachorro, além de escolher a periodicidade de entrega. Com estas informações, é montada uma dogbox para cada cão de propriedade do cliente.
O serviço conta ainda com diferenciais de conteúdo, com um blog atualizado diariamente e intensas ações em redes sociais, com concursos e sorteios. Não tem concorrentes ainda no Brasil e é uma das ideias mais originais que encontramos.
rabixo (Foto: rabixo)Clube de assinantes: Rabixo (Foto: Reprodução)
Sabe aquela hora em que nós homens puxamos a gaveta e dela só saem moscas e teias de aranha? Pois é, homens e compras tem uma relação difícil. E é essa relação que o Rabixo promete consertar simplesmente nos ajudando a esquecer que precisamos comprar meias, cuecas e artigos masculinos em geral.
Como diferencial, são um dos únicos players do mercado a oferecer a customização completa de seu kit mensal. Você realmente escolhe cada um dos produtos que irá receber a cada três meses. Aliás, este espaço das entregas é curioso, pois a turma do Rabixo não busca uma entrega mensal, a não ser que você opte por testar apenas com uma entrega única.
Clube-de-Cerveja-por-Assinatura---Escolha-seu-Kit-Cerveja-CluBeer-175711 (Foto: Clube-de-Cerveja-por-Assinatura---Escolha-seu-Kit-Cerveja-CluBeer-175711)Clube de assinantes: Clubeer (Foto: Reprodução)
A nossa “número 1” na lista de assinaturas entrega um líquido precioso todos os meses na casa de seus clientes. E é indicado para quem está cansado das mesmas marcas de cervejas e prefere degustar em vez de “entornar”.
Para isso, o Clubeer é uma excelente alternativa. Seguindo a tendência dos sites que trabalham corretamente o modelo, o serviço oferecido aos seus clientes é tão importante quanto o produto em si.
Em função disso, destacam-se o cuidado com o conteúdo de apresentação dos produtos, a funcionalidade de harmonização de cervejas, que "quebra um galho" na hora de escolher “o que vai bem” com determinada marca e os folhetos explicativos, que você recebe ao assinar os serviços. São muito bem "bolados" e distribuídos por funções, dão explicações de determinada cerveja até um simples porta-copos. Tudo é feito com muito cuidado e esmero.
Outro diferencial é a variedade de planos e rótulos que agrada a diversos gêneros de “bebedores oficiais”.
Se fosse para apontar alguns pontos negativos, seria a rigidez de alguns kits, que não podem ser configurados e a falta de frequência de postagens no blog, que podia ser mais movimentado.
E aí? Pronto para assinar o serviço dos seus sonhos?

via techtudo