Rss

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Como deixar o Chrome mais rápido

O Chrome é um navegador bem rápido, mas é possível deixá-lo ainda mais ágil e melhor, reduzindo seu consumo de memória. Acompanhe esse tutorial do TechTudo que ensina a melhorar o desempenho do navegador do Google.
Ajustando o Navegador
São necessários apenas alguns ajustes nas configurações avançadas do Chrome para torná-lo mais rápido na hora de navegar. Para fazer isso, basta seguir esses passos:
Passo 1. Abra o Chrome;
Passo 2. Clique no ícone da chave inglesa que fica depois da barra de endereço do navegador e escolha a opção “Configurações” no menu que aparece;
Acessando as configurações do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Dentro de “Configurações”, vá para o final da página e clique na opção “Mostrar configurações avançadas…”;
Acessando as configurações avançadas do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações avançadas do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Desabilite todas as opções abaixo de “Privacidade”, deixando apenas as opções “Prever ações da rede para aprimorar o desempenho do carregamento da página” e “Ativar proteção contra phishing e malware” marcadas;
Desabilitando opções das configurações avançadas do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desabilitando opções das configurações avançadas do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. Mais abaixo na mesma janela, clique no botão “Alterar configurações de proxy…” que fica abaixo do item “Rede”;
Acessando as configurações de proxy do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações de proxy do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 6. Na janela que aparece, clique no botão “Configurações da Lan”;
Acessando as configurações da Lan (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações da Lan (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 7. Em seguida desmarque todas as opções da nova janela;
Modificando as configurações da Lan (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Modificando as configurações da Lan (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 8. Clique em “OK” nas duas janelas. Depois feche e abra novamente o Chrome;
Desativando as extensões
Extensões ampliam as funcionalidades do Chrome, mas aumentam também o consumo de memória. Por isso, se não estiver usando uma extensão, a melhor coisa a fazer é desativá-la ou até mesmo excluí-la. Veja como fazer isso:
Passo 1. Abra o Chrome;
Passo 2. Clique no ícone da chave inglesa que fica depois da barra de endereço do navegador e escolha a opção “Ferramentas”. No outro menu, clique no item “Extensões”;
Acessando as extensões do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as extensões do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Na janela de extensões, desmarque o quadrinho ao lado do nome “Ativada” da extensão correspondente, para manter ela instalada e remover apenas a sua execução;
Desativando uma extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando uma extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Se você realmente quiser remover a extensão, clique no ícone da lixeira correspondente à extensão que deseja excluir;
Exluindo uma extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Exluindo uma extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. Feche e abra novamente o Chrome;
Diminuindo o número de abas abertas
Assim como no Firefox, a maneira mais simples de economizar memória no Chrome é simplesmente fechar abas. Embora o recurso de abas seja muito útil, ele consome memória e a medida que mais abas são abertas, mais memória será consumida. Felizmente fechar uma aba é uma tarefa muito simples: basta apenas um clique no “X” da abra e pronto.
Fechando abas no Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fechando abas no Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Desativando Plugins
Um último ajuste que pode ser feito para diminuir o consumo de memória é desativar os plugins. Entretanto, isso depende muito da utilidade desse componente para o usuário do navegador e deve ficar a critério dele usar essa opção ou não.
O procedimento para desativar um plugin já foi explicado em um tutorial do TechTudo. Embora o texto seja focado na desativação do Java, os passos são os mesmos para qualquer plugin do navegador.
Agora depois de fazer todos esses ajustes, seu Chrome ficará mais rápido e gastará bem menos memória do seu computador.

via techtudo