Rss

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Como conseguir dados detalhados sobre conexões wireless

Com a ajuda do WifiInfoView, você consegue saber tudo sobre conexões sem fio próximas de você.

Se você é uma pessoa que gosta de estar sempre conectada, é normal que utilize diversas redes Wi-Fi no seu dia a dia: na sua casa, na casa dos amigos, na rua, no trabalho etc. Isso é algo natural, pois cada vez mais temos facilidade em utilizar esse tipo de conexão (por exemplo, com o aumento de hotspots em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos).
Contudo, você sabe o que fazer caso queira obter informações detalhadas sobre alguma rede disponível perto de você? Há um modo muito fácil e rápido de descobrir.

Pré-requisito

Tudo o que você vai precisar é do aplicativo WifiInfoView. Faça o download dele clicando no botão abaixo.
Baixar WifiInfoView
O melhor de tudo é que o programa é portátil, não necessitando de instalação. Após baixá-lo, extraia o conteúdo do documento ZIP para uma pasta e simplesmente execute o arquivo WifiInfoView.

Obtendo informações sobre as redes Wi-Fi

Assim que abrir o programa, você já verá uma lista com todas as conexões sem fio disponíveis e dados detalhados sobre elas. O software exibe as seguintes informações:
  • SSID – Service Set Identifier: conjunto de caracteres que identifica uma rede;
  • Endereço MAC – Media Acess Control: conjunto de 12 dígitos hexadecimais que identificam uma placa de rede;
  • Tipo de PHY – Tipo de protocolo: que pode ser 802.11g ou 802.11n;
  • RSSI – Received Signal Strength Indicator: um indicador da força do sinal recebido da rede;
  • Outros detalhes como qualidade do sinal, frequência, canais, velocidade máxima (em Mbps), nome da companhia, se é uma conexão fechada ou aberta e até mesmo marca e modelo do roteador.
Utilize a barra de rolagem para visualizar os dados inicialmente escondidos.
Como conseguir dados detalhados sobre conexões wireless
Obviamente, você pode querer conferir dados sobre somente uma conexão em específico. Nesse caso, selecione a rede pretendida e, no menu “File”, clique na opção “Properties”. O aplicativo abrirá uma janela com as mesmas informações, apenas sobre a rede selecionada, de uma forma mais limpa e organizada.
Como conseguir dados detalhados sobre conexões wireless

Personalizando o software

Caso você ache que o WifiInfoView esteja mostrando informações inúteis para você, é possível personalizá-lo para que fique mais simples. No menu “View”, há a opção “Chose Columns”, na qual você é livre para marcar e desmarcar que colunas serão exibidas na listagem de redes sem fio. Assim, caso você não queira saber, por exemplo, os tipos PHY ou o endereço MAC das redes analisadas, basta desmarcar essas informações.
Como conseguir dados detalhados sobre conexões wireless
Agora ficou muito mais fácil saber tudo o que você precisa sobre alguma rede sem fio que você utiliza regularmente, não é?

Leia mais em: tecmundo