Rss

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cientistas turbinam cérebros de macacos com implantes neurais

Dispositivos fazem com que animais tenham desempenho cerebral melhorado.

Cientistas turbinam cérebros de macacos com implantes neurais (Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia )
De acordo com uma notícia publicada pelo site io9, um grupo de pesquisadores norte-americanos conseguiu melhorar o desempenho cerebral de alguns primatas através do uso de implantes neurais.
Segundo a publicação, durante os experimentos os cientistas monitoraram a atividade cerebral de cinco macacos enquanto estes realizavam algumas atividades monitoradas — como observar uma imagem e depois selecioná-la a partir de um conjunto de figuras após um curto período de tempo — analisando os sinais elétricos enviados quando os animais selecionavam as imagens corretas.

Supercérebro

Os pesquisadores, então, programaram o implante neural com esses mesmos sinais elétricos, observando que o desempenho dos primatas realmente era superior ao normal e, mesmo depois de drogar os animais — com o objetivo de reduzir a performance durante os testes com as imagens —, os animais apresentaram um desempenho mais elevado do que o normal.
O próximo passo é conduzir os experimentos com humanos, e os pesquisadores esperam poder desenvolver dispositivos para ajudar àqueles indivíduos que sofram de condições como a demência ou doenças degenerativas como o Alzheimer. Além disso, se o procedimento se provar seguro, quem sabe os cientistas não desenvolvem um implante capaz de transformar o cérebro de humanos saudáveis em supermáquinas?

Leia mais em: tecmundo