Rss

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cientistas japoneses afirmam ter sintetizado elemento químico raro

Elemento conhecido pelo nome temporário de unúntrio pode ser rebatizado em breve.


Cientistas japoneses afirmam ter sintetizado elemento químico raro (Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)
De acordo com uma notícia publicada pelo LA Times, cientistas japoneses afirmam ter sintetizado o raro elemento químico 113 — conhecido pelo nome temporário de unúntrio — em laboratório. Caso a façanha seja confirmada, essa será a primeira vez que um grupo asiático consegue sintetizar um elemento da tabela periódica, podendo, inclusive, receber a honra de poder renomeá-lo.
O unúntrio — do latim ununtrium ou “um-um-três” — é um elemento extremamente instável e raro que não pode ser encontrado na natureza, podendo ser obtido apenas em laboratório. Segundo os pesquisadores, a equipe conseguiu finalmente sintetizar esse elemento depois de nove anos de tentativas.

Façanha asiática

Os cientistas conseguiram a fórmula para sintetizar o elemento 113 depois de colidir zinco, que possui 30 prótons, com bismuto, que por sua vez possui 83 — o que resultou em um átomo com 113 prótons em seu núcleo, embora o elemento tenha se desintegrado rapidamente.
Entretanto, observar o comportamento do unúntrio pode ajudar a entender suas características químicas, e os pesquisadores esperam poder sintetizar outros elementos no futuro, como o 119, por exemplo.

Leia mais em: tecmundo