Rss

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Caio Ribeiro conta os bastidores da gravação de seus comentários em Fifa 13

No Brasil, a versão de Fifa 13 contará com a narração de Tiago Leifert e os comentários de Caio Ribeiro. Os dois estrearão no game que voltará a ter locução em português. E depois da entrevista com Tiago Leifert, chegou a hora de descobrir o que Caio Ribeiro achou desta experiência. Confira a entrevista exclusiva do TechTudo com o comentarista da Rede Globo:
Caio Ribeiro (Foto: Reprodução)Caio Ribeiro (Foto: Reprodução)
TechTudo - Qual foi a sua reação ao receber o convite para participar de Fifa 13?
Caio Ribeiro - Recebi o convite através do Tiago. Como temos uma relação de muita amizade e confiança, assim que ele me disse do que se tratava topei na hora! Nunca imaginei fazer algo do tipo, mas foi justamente o que mais me atraiu. Alem de falar com um público que está crescendo muito, é uma maneira de eternizar nossas vozes no maior game do mundo. E ainda poder mostrar isso pro meu filho, que hoje está com 1 ano e 8 meses.

TT - Você é um fã de videogames?
Gosto de videogames sim. O Fifa sempre foi uma febre nas concentrações dos times de futebol. Portanto, era uma grande distração antes das partidas para nós, quando eu ainda jogava! A gente organizava campeonatos e era uma forma de juntar todo o pessoal.
TT - E como foi esse processo de gravação junto com o Tiago Leifert?
Foi muito legal! A gravação com o Tiago era um pouco mais fácil e o tempo passava mais rápido. Acho que pelo fato de fazermos o Globo Esporte, isso facilita tudo! Duro foi ter que aguentar as invenções dele sem dar risada, e ainda topar chamar o Cristiano Ronaldo de "lindo"! O pessoal do estúdio também foi muito bacana com a gente. Isso fez com que o clima nas gravações fosse muito descontraído.
Caio Ribeiro e Tiago Leifert nas gravações de FIFA 13 (Foto: Reprodução)Caio Ribeiro e Tiago Leifert nas gravações de FIFA 13 (Foto: Reprodução)
TT - O que mais lhe agradou durante todo o processo?
Além do prazer de fazer parte de um projeto que tanto eu como o Tiago sempre quisemos participar, tivemos liberdade total para a criação.

TT - E o que foi mais difícil?
Ficamos quase três meses no estúdio, em gravação. Durante esse período tivemos que manter sigilo. Quando você faz algo que gosta, é natural dividir isso com o mundo, mas naquele momento, não podíamos.
TT - Teve piada do Tiago Leifert também?
Tiveram varias! Me fez soltar um "esse juiz é um bananão", que rendeu várias risadas durante o comentário. E teve uma tentativa de colocar na minha fala: "esse Cristiano Ronaldo é lindo!". O resto é surpresa!
Caio Ribeiro e Tiago Leifert nas gravações de FIFA 13 (Foto: Reprodução)Caio Ribeiro e Tiago Leifert nas gravações de FIFA 13 (Foto: Reprodução)
TT - Você já possui uma vasta experiência em relação a comentários de futebol durante partidas ao vivo. Qual a diferença entre comentar os jogos de verdade e os virtuais?
É claro que tem uma grande diferença em comentar um jogo ao vivo e uma partida virtual. Nos dois casos, o grande astro de uma transmissão é o narrador. É ele quem retrata o jogo e tenta passar para o telespectador o que está acontecendo. E não é fácil passar essa emoção. Na minha função, preciso dar um olhar mais técnico, tentar passar o que está dando certo e o que pode melhorar na equipe. Acredito que essa sintonia narrador/comentarista seja fundamental em uma transmissão. É por isso que acredito muito no sucesso desse novo desafio.
TT - Existe mesmo essa hegemonia do Tiago Leifert no Fifa? Pretende acabar com ela em Fifa 13?
O Tiago é aquele cara que, na primeira folga, corre para a frente da TV e fica três horas jogando! Fica nervoso e tira sarro quando ganha. Mas isso vai acabar. Vou me dedicar mais!
TT - E o que você acha que os fãs irão gostar mais em seus comentários?
Meus comentários são muito parecidos com os dos jogos que eu faço na TV. Claro que um game dá um pouco mais de liberdade pra brincar, então talvez tenha ficado mais descontraído. Tomara que gostem. Eu adorei participar!