Rss

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Brasil é o quinto país que mais baixa música pirata, revela estudo

O site Musicmetric desenvolveu um estudo chamado "The Digital Music Index", no qual aponta os dados sobre downloads de canções na Internet em diversos países. E, segundo o relatório, o Brasil é o quinto país com mais usuários baixando arquivos de música de maneira ilegal na rede. São mais de 19 milhões de downloads de arquivos em formato BitTorrent.
MusicMetric revelou números de downloads ilegais no mundo (Foto: Reprodução)Mapa com os números de downloads ilegais no mundo (Foto: Reprodução)
A pesquisa, que analisou os dados dos seis primeiros meses deste ano, identificou 405 milhões de downloads de músicas de um total de 750 mil artistas. Entre eles, muitos foram legais por meio de serviços como Spotify, iTunes e Deezer, porém a grande maioria é ilegal. Estima-se que cerca de 97 milhões de faixas foram baixadas em torrent nos Estados Unidos, país líder do ranking.
Em segundo lugar, vem o Reino Unido, com 43 milhões, seguido da Itália, com 33 milhões, Canadá, com 24 milhões, e o Brasil, com quase 20 milhões. De acordo com este relatório do Musicmetric, o rapper Drake é o mais “popular” nas buscas por arquivos ilegais de músicas nos Estados Unidos, enquanto Ed Sheeran é o mais procurado no Reino Unido, Laura Pausini fica no topo na Itália, Kanye West lidera no Canadá e Billy Van ocupa a primeira colocação no Brasil.
Vale lembrar que no Brasil não há tantas alternativas legais para se realizar streaming ou download de música pela web. Serviços como o Spotify, por exemplo, muito popular nos Estados Unidos, ainda não funcionam em terras brasileiras.

via techtudo