Rss

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Android domina mercado brasileiro; Windows Phone mais expressivo que iPhone

Em todo o mundo, o Android é o sistema operacional mais utilizado em celulares. No Brasil, a estatística não foge a regra. A empresa Kantar Worldpanel ComTech divulgou nesta segunda-feira (10) os dados sobre a utilização de smartphones no país e apontou que a base de usuários brasileiros usando a plataforma do Google já corresponde a 46.8% do mercado.
Windows Phone, iPhone e Android (Foto: Allan Melo / TechTudo)Windows Phone, iPhone e Android (Foto: Allan Melo /
TechTudo)
A pesquisa, que analisou o mês de agosto de 2012, revelou informações de smartphones no Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Estados Unidos, Austrália, Estados Unidos e Brasil. Somando os dados de todos estes locais, o Android é o grande líder, representando mais de 60% do mercado, seguido do iOS, da Apple, que tem aproximadamente 24%.
No Brasil, o panorama é um tanto diferente. O iOS é apenas o quarto colocado, com 7,5% de participação, atrás do Windows Phone (quase 15%) e até do Nokia Symbian, em 22% dos aparelhos. Se as estatísticas deste ano forem comparadas com a do mesmo período de 2011, é possível notar que o Android teve um crescimento de mais de 30% em somente 12 meses.
Pesquisa da Kantar revela como está o mercado móvel no mundo (Foto: Reprodução)Pesquisa da Kantar revela como está o mercado móvel no mundo (Foto: Reprodução)
Em agosto do ano passado, o Android era responsável por apenas 14% do mercado móvel brasileiro. Quem mais perdeu espaço, apesar de ainda ser a segunda maior plataforma móvel no país, foi o Symbian, que estava em quase 72% dos gadgets e hoje não passa dos 22%.

A tendência, com o passar do tempo, é que a participação do Symbian caia mesmo em desuso e iOS e Windows Phone, especialmente com aparelhos sendo lançados no fim do ano, fiquem como principais concorrentes do Android na luta pelo topo deste mercado, que não para de crescer.
Via Google Discovery